Publicado: 05/09/2018 ás 10:56:00

A Câmara de Vereadores, em parceria com o Centro Educacional Albert Sabin, Propsiq e Magistral, promove no dia 11 de setembro, a palestra “Suicídio: conhecer para prevenir”, com a médica psiquiatra Dra. Michelle Teixeira.

A iniciativa é do vereador e também médico psiquiatra Dr. Wagner Godoy (SD), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o aumento no número de casos de suicídio no Brasil.

“A gente percebe que a sociedade tem dúvida sobre o assunto, acha que é frescura ou que a pessoa está querendo chamar a atenção, mas não é bem assim. Muitas pessoas estão sofrendo, precisando de ajuda.”

Segundo dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), em todo o mundo, uma pessoa morre vítima de suicídio a cada 45 segundos. No Brasil, é um óbito a cada 45 minutos.

O vereador ressaltou que existem doenças e situações que podem levar a pessoa a cometer o suicídio, como a depressão, esquizofrenia, o uso de drogas, o bullying e até mesmo, uma decepção amorosa.

“Muitas pessoas estão pedindo socorro e nós temos que perceber esse sofrimento, pra poder ajudar. A tentativa de suicídio é pra tirar a dor que a pessoa sente, ela não quer tirar a própria vida.”

A palestra faz parte das ações referentes ao Setembro Amarelo, mês destinado a conscientização e prevenção ao suicídio. A Câmara de Vereadores foi iluminada de amarelo, como forma de chamar a atenção para o problema.

No ano passado, o Legislativo aprovou a Lei 2691, que institui a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio. Também de autoria do vereador Dr. Wagner, a proposta tem como objetivo promover palestras, rodas de conversa, orientando a população sobre como identificar e auxiliar a pessoa que está sofrendo.

“Por mais que seja um assunto pesado, nós precisamos falar sobre o suicídio, entender as causas do sofrimento, para poder auxiliar e buscar tratamento. Em muitos casos, um abraço ou uma palavra amiga, podem salvar vidas.”

O Setembro Amarelo foi criado em 2015, pelo CVV, com o objetivo conscientizar e prevenir o suicídio. A escolha do mês, é devido ao Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.

• Setembro Amarelo
  • Palestra