Públicado em: 20/07/2017 ás 10:13:00

Escolas estaduais terão autonomia para instalar os aparelhos de ar-condicionado

As escolas devem fazer um orçamento e encaminhar ao Estado, que fará o repasse do valor. Serão instalados 102 aparelhos, em três escolas da rede estadual

Ascom/Marcello Paulino

Foto por: Ascom/Marcello Paulino

As escolas estaduais Luiz Carlos Ceconello, Manoel de Barros e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) José de Alencar terão os aparelhos de ar-condicionado, finalmente instalados.

Graças ao empenho do vereador Airton Callai (PSB) e do deputado estadual Mauro Savi (PSB), junto ao secretário estadual de Educação, Marco Marafon, as escolas poderão contratar as empresas para executar a instalação dos aparelhos.

De acordo com o vereador, cada escola deve fazer um levantamento do custo da instalação dos ares e encaminhar o orçamento para a Secretaria de Estado de Educação, que fará o repasse dos valores necessários.

No mês de junho deste ano, o Governo do Estado chegou a divulgar a intenção de fazer um convênio com o município de Lucas do Rio Verde. Na parceria, o Estado repassaria os recursos para que a gestão municipal instalasse os aparelhos.

“Como o problema afeta dezenas de escolas em todo o estado, o governo decidiu que as unidades têm autonomia para contratar uma empresa e fazer a instalação dos ares-condicionados. É uma solução mais rápida”, ressaltou o vereador.

Somente nas três escolas de Lucas do Rio Verde, serão instalados 102 aparelhos, sendo 40 na Escola Estadual Manoel de Barros, 32 no Ceja José de Alencar e 30 na Luiz Carlos Ceconello.

A assessora Pedagógica do Estado Lucinete Dallabrida explica que, no caso da Ceconello, ainda existe o problema na rede elétrica, que necessita de readequação para suportar a quantidade de aparelhos.

A solicitação já foi encaminhada a Energisa, que está dentro do prazo para a execução das obras. A instalação dos aparelhos irá beneficiar mais de 3 mil alunos, do ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

“A Manoel de Barros deve ser a primeira a iniciar a instalação, porque já encaminhou os orçamentos. Faltam o Ceja, que ainda está fazendo os levantamentos e a Ceconello, que necessita resolver os problemas na rede. A expectativa é concluir a instalação nos próximos meses”, finaliza a assessora.

• Tags:
  • #Ar-condicionado
  • #Escolas estaduais
Copyright® 2017. Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde. Todos os direitos reservados.