Publicado: 30/11/2018 ás 11:59:00

A Câmara de Vereadores realizou na manhã desta sexta-feira (30), a audiência pública para apresentação e debate do planejamento orçamentário e das ações previstas para o ano de 2019.

A previsão total de receita é de pouco mais de R$ 297 milhões, 12,7% a mais do que o valor previsto para 2018, R$ 263 milhões.

O vereador e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Dirceu Cosma (PV), destacou o percentual de receita própria, dentro da previsão de orçamento, 33,6%, quase R$ 100 milhões.

“Poucos municípios no Brasil têm um índice de receita própria tão significativo, como Lucas do Rio Verde. Isso mostra a eficiência do município na arrecadação de tributos.”

Dentro do orçamento projetado para o ano que vem, educação e saúde são os setores que mais terão recursos, com 29,65% e 23,61% do orçamento, respectivamente.

“É preciso investir mais em educação, para que o município se desenvolva. Educação é saúde, se você ensina a população, você diminui os gastos com saúde”, ressaltou Cosma.

Entre as ações previstas na área da saúde, está a construção de mais uma unidade de saúde na região do Bairro Jaime Seiti Fujii. O vereador Dr. Wagner Godoy (SD), também cobrou a construção de uma unidade no Parque Das Emas.

“O PSF VIII, no Bairro Bandeirantes, que atende a população da região está sobrecarregado, com uma população de dez mil pessoas, o máximo é quatro mil. Há uma necessidade urgente de construção de uma unidade naquela região.”

Além da previsão de receita e gastos, os vereadores apresentaram 15 emendas, aditivas e modificativas, e outras duas foram elaboradas durante a audiência pública.

Entre as alterações, está o aumento de R$ 100 mil no repasse da Escola Renascer (Apae) e de R$ 50 mil, no repasse destinado ao Projeto Nós Podemos Nadar.

Com a audiência pública, o Projeto de Lei n. 100/18, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao ano de 2019, será finalizado e segue para a votação em sessão ordinária.

Veja as Fotos

• LOA 2019