Publicado: 10/05/2018 ás 14:55:00

A Indicação n. 14/18, que trata da necessidade de criação de um Banco de Leite Humano (BLH), foi apresentada durante a última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (07).

De autoria do vereador e médico Dr. Jaime Floriano (PDT), o objetivo é tranquilizar as mães com problemas na amamentação e garantir que todos os bebês possam ser alimentados com o leite materno.

“Nos primeiros seis meses de vida, o melhor alimento para o bebê é o leite materno, que além de suprir todas as necessidades nutricionais da criança, auxilia na boa formação do sistema imunológico e na prevenção de doenças”, ressaltou o vereador.

Os bancos de leite são iniciativas públicas, responsáveis pela promoção do aleitamento materno, incentivo a doação e coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite pasteurizado.

Existem no Brasil, em torno de 220 unidades de banco de leite, que recebem doações de leite materno de mulheres saudáveis que estejam amamentando e produzam mais leite do que o necessário.

No Estado de Mato Grosso existem apenas três unidades. Segundo o vereador, a proposta de criação de um banco de leite em Lucas do Rio Verde já foi discutida com o Poder Executivo.

Na próxima semana, Floriano irá a Cuiabá para conhecer o funcionamento e levantar os custos para a implantação. A proposta é que seja instalado dentro ou próximo ao Hospital São Lucas.

“O banco de leite será acionado para atender aquelas mães com HIV positivo, que usaram algum tipo de droga e que não podem amamentar. O leite materno é imprescindível a saúde da criança e ao combate a desnutrição.”

A indicação recebeu o apoio de todos os vereadores. A proposta foi encaminhada para análise do prefeito Luiz Binotti e secretário de saúde Rafael Bespalez.

• Banco de Leite Humano
  • Combate a desnutrição