Publicado: 14/05/2018 ás 16:45:00

Os vereadores aprovaram na última sessão ordinária, realizada na sexta-feira (11), o Projeto de Lei n. 29/18, que trata da criação do programa “Dose uma Vida”.

De autoria do vereador Dr. Wagner Godoy (SD), o programa tem como objetivo incentivar a população a doar os medicamentos, produtos e equipamentos médicos não utilizados.

“Todos nós temos medicamentos em casa, que muitas vezes ficam guardados até vencer. A minha intenção é fazer com que esses remédios possam ser doados as pessoas que não podem comprar”, explicou o vereador.

Segundo o projeto de lei, a Secretaria Municipal de Saúde seria a responsável pelo recebimento, triagem e distribuição dos medicamentos e equipamentos. A ideia é que as unidades de saúde sejam os pontos de doação.

Poderão ser doados todos os tipos de medicamentos, desde que em bom estado de conservação.

“Tudo o que for coletado será encaminhado a farmácia municipal que fará a avaliação dos medicamentos, observando prazo de validade e se o remédio está em condições de consumo”, ressaltou Godoy.

Além de beneficiar as famílias que mais precisam, o programa também combate a automedicação. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), todo ano, cerca de 20 mil pessoas morrem, no País, vítimas da automedicação.

“Precisamos mudar a consciência das famílias sobre a famosa “farmacinha”, incentivando as pessoas a doarem os medicamentos. É uma forma de ajudar quem precisa, evitar que sejam descartados no meio ambiente e evitar a automedicação”, finalizou o vereador.

O projeto foi encaminhado para análise e sanção do prefeito Luiz Binotti.

• Projeto
  • Dose uma Vida