Publicado: 24/05/2018 ás 09:35:00

A proposta é do vereador Dr. Jaime Floriano (PDT), com o objetivo de incentivar a leitura em todas as idades e promover a produção literária no município.

O Projeto de Lei n. 36/18, que institui a Semana Municipal da Leitura e Literatura em Lucas do Rio Verde, foi aprovado na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (21).

“É um projeto grandioso, se nós conseguirmos colocar em prática. Promover palestras, trazer escritores de fora, valorizar os escritores do município e incentivar novos autores”, ressaltou o vereador.

A semana deverá ser realizada pelas secretarias municipais de Educação e Cultura e pelo Conselho Municipal de Cultura. A data do evento é o dia 12 de outubro, instituído como Dia Nacional da Leitura.

Segundo vereador, o projeto foi inspirado na Jornada Brasileira de Literatura, realizada a cada dois anos, no município de Passo Fundo (RS).

Além do incentivo a leitura e a produção literária no município, a intenção é realizar feiras de livros, concursos literários, cursos e oficinas nas escolas e envolver outras manifestações culturais, como a música e a dança.

“O Mato Grosso ainda é muito carente desse tipo de evento. Podemos fazer de Lucas do Rio Verde um polo educacional, porque temos boas escolas, e cultural, promovendo a leitura e a produção no município e atraindo visitantes de várias partes do estado”, ressaltou Floriano.

Recentemente, o vereador lançou a campanha “Gabinete da Leitura”, com o objetivo de arrecadar livros, que possam ser doados as escolas. As doações devem ser entregues na Câmara de Vereadores.

• Leitura
  • Literatura