Marcos Manoel Barbosa
Podemos
Marcos Manoel Barbosa, mais conhecido como Marcos Paulista, nasceu em Candido Motta (SP), no dia 10 de julho de 1968. É filho de Manoel Ribeiro e Cacilda Barbosa, casado com Edinéia Taliati Barbosa, pai de Poliana Taliati Barbosa e Gabriella Taliati Barbosa, e tem dois netos.
Até os 36 anos de idade, morou em sua cidade natal, quando veio para o estado de Mato Grosso. Depois de residir por um ano no município de Tapurah, Marcos Paulista se mudou para Lucas do Rio Verde em 2005.
Estudou na Escola Clotilde de Castro Barreiro, na cidade de Candido Motta e trabalhou durante 18 anos como caminhoneiro, até chegar em Lucas do Rio Verde, onde se estabeleceu no ramo de comércio de alimentos.
Nunca havia exercido nenhum cargo público, até que, em 2016, foi eleito vereador com 846 votos, sendo reeleito em 2020, com 873 votos. Foi o único vereador reeleito da legislatura anterior. Era filiado ao PTB, mas atualmente faz parte do Podemos.
Entre suas principais ações como legislador em Lucas do Rio Verde, destaque para a Lei que define o dia 25 de janeiro como o Dia Municipal do Orgulho Nortista e Nordestino, para homenagear os migrantes dessas regiões, que contribuem ativamente com o município. Também é de sua autoria a Lei que criou o dia municipal de Combate ao Feminicídio e a que classificou as igrejas como serviços essenciais.