Sandra Barzotto
Republicanos
Sandra Regina Primão Barzotto, mais conhecida como Sandra da São Cristóvão, é natural de São Carlos do Ivaí (PR), onde morou até os 20 anos. Nasceu em 1968, filha de Clóvis Primão e Lidia Sanita Primão. Casada com Fábio Barzotto, é mãe de Renan Primão Barzotto e Artur Primão Barzotto.
Em sua cidade natal, estudou no Colégio Estadual São Carlos do Ivaí e cursou Matemática na FAFIPA. Desde adolescente, sempre foi preocupada com as pessoas e as causas sociais. Aos 16 anos, já trabalhava na assistência social com um trabalho voltado ao cuidado com idosos, gestantes e puérperas.
No ano de 1991 veio para o Mato Grosso trabalhar como professora de Matemática na cidade de Santa Carmem (ainda distrito na época). Em julho do mesmo ano, recebeu o convite para trabalhar em Lucas do Rio Verde como professora e vice-diretora da Escola São Cristóvão, onde permaneceu como gestora escolar por 21 anos.
Após se aposentar da docência, disputou as eleições 2020 e foi eleita vereadora pelo partido Republicanos, aos 52 anos, com 1.237 votos. Entre 2021 e 2022, foi primeira-secretária do Legislativo e líder do governo. Em 2023, foi eleita presidente da Câmara. No final do mesmo ano, assumiu a prefeitura por oito dias, tornando-se a primeira mulher a chefiar o município.
Idealizou, ao lado da secretária de assistência social, Janice Ribeiro, a Associação Elas por Todos, com o objetivo de prestar assistência aos mais carentes, suprindo principalmente as necessidades de pessoas com deficiência e da capacitação de mulheres vítimas de violência .
Também faz parte do movimento das AGROLIGADAS e apoia as políticas públicas para fomentar e contribuir para melhoria da agricultura de pequeno porte e comunicar positivamente as ações da agricultura.
Fez parte do Conselho Municipal de Habitação e Fórum Permanente de Educação. Entre 2021 e 2022, integrou as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final; e Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Foi autora de leis importantes para o município de Lucas do Rio Verde, como a de nº 3288/2021, que instituiu o Dia da Conscientização da Mielomeningocele, malformação congênita da coluna vertebral do feto que ocorre no início da gravidez. A iniciativa de dedicar um mês para conscientização e cuidados à saúde mental materna foi evidenciada com a Lei Ordinária 3560/2023, que instituiu o “Mês Maio Furta-Cor”.
Pensando na inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais, propôs a Lei Ordinária 3561/2023, que criou a ‘Semana Municipal de Conscientização do Autismo’, e a Lei Ordinária 3582/2023, que instituiu o “Cordão de Girassol”, como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência não visível.