Publicado: 12/09/2023 ás 12:38:00
Autor: HERBERT DE SOUZA / ASCOM
Foto por: HERBERT DE SOUZA/ASCOM

A Câmara de Vereadores deve aguardar para votar o projeto de lei que repassa à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) o imóvel onde atualmente funciona o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). De acordo com o presidente em exercício, Daltro Figur, antes da votação, é esperada a conclusão de um acordo entre a Amibem, Organização Não-Governamental (ONG) responsável pelo local, e o Governo do Estado.

“A gente vai aguardar a proposta da Sema e da Amibem para um termo de cooperação. Aí vamos avaliar. A gente vai aguardar justamente para que a Amibem não seja penalizada, pelo carinho, bom trato e pelo que fizeram ao longo do tempo. Esse assunto precisa ser encerrado. E, agora, vamos encerrá-lo. Vamos aguardar o resultado do acordo que será feito entre a Amibem e a SEMA, e vamos votar o projeto”, garantiu Daltro.

A doação do imóvel de 9 mil metros quadrados foi proposta pela Prefeitura de Lucas, por meio do Projeto de Lei nº 05, que entrou na pauta da última sessão ordinária, nesta segunda-feira (11). O Poder Executivo alega que a aprovação é necessária para que o Estado possa cumprir uma ação civil pública que trata da implementação de centros de triagem de animais silvestres em Mato Grosso. A matéria recebeu pedidos de vistas dos vereadores Márcio Albieri e Marcos Paulista, sob argumento de que, ao ter a posse do imóvel, o Estado poderia retirar a Amibem da administração do local.

Nesta terça-feira, representantes do Legislativo, da ONG e do Poder Executivo se reuniram para discutir o assunto. O encontro contou com os vereadores Daltro Figur, Wlad Mesquita, Marcos Paulista, Márcio Albieri, Gilson “Urso”, Márcia Pelicioli e Ideiva Foletto, além da procuradora municipal Derlise Marchiori, secretários Paulo Nunes e Alan Togni, e membros da Amibem.

“A reunião foi boa. Não vejo porque essa preocupação em não fazer a doação da área, até porque o que tem construído ali em cima também veio de recursos que não eram do município. Aquilo é fruto de uma multa que o Ministério Público aplicou na SEMA. Para eles tocarem agora, precisam de uma identidade, que é a Amibem. É o que foi costurado entre o Executivo, a Amibem e a SEMA”, avaliou o presidente.

Segundo ele, a expectativa é que o acordo seja concluído até o final desta semana. “Possivelmente, até lá, saia uma minuta desse acordo entre as duas partes desse convênio. E, talvez, na semana que vem, a gente estude, sente com todos os vereadores e o Executivo. Não há nada sendo tratado às escondidas. Tudo tem sido muito transparente”, concluiu.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Lucas é o primeiro de Mato Grosso. A instituição foi inaugurada em 2020, com investimentos de R$ 475 mil. Atualmente, o local trata cerca de 200 animais, recolhidos na região.

Copyright © 2023 - Camara Municipal de Lucas do Rio Verde - Todos os direitos reservados.

Privacidade