Defensoria Pública, Justiça Comunitária e Câmara Cidadã lançam Projeto Defensoria nos Bairros
Projeto levará cidadania e informação a população
Fonte: ASCOM / Câmara
Autor: Marcello Paulino
A partir da próxima sexta-feira (23), a Defensoria Pública de Lucas do Rio Verde atenderá uma vez por mês em um dos bairros do município. O primeiro bairro a receber toda a estrutura da justiça é o Tessele Junior.
A iniciativa de levar orientações jurídicas aos moradores faz parte do Projeto Defensoria nos Bairros, lançado na manhã de hoje (20), pelos defensores Diogo Madrid Horita e Leandro Pizarro Torrano e pelo presidente do Legislativo de Lucas do Rio Verde, vereador Airton Callai (PSD).
De acordo com Horita, o objetivo do projeto é aproximar a justiça da população e levar informação tanto sobre os direitos, como sobre os deveres, do cidadão. “A nossa intenção é promover a cidadania e garantir a inclusão social das famílias carentes através do acesso a justiça.”
Os atendimentos serão totalmente gratuitos e realizados na Praça do Tessele Junior, das 8h às 17h. Para ser atendido, basta comparecer ao local com os documentos pessoais e os documentos referentes a causa.
O defensor explica que os profissionais estarão no local para tirar as dúvidas e fazer os encaminhamentos necessários sobre questões de família, como pensão alimentícia, guarda de filhos, adoção, separação e criminais, como violência contra a mulher.
“Orientar as pessoas sobre os seus direitos e deveres e incentivar acordos é uma forma de evitar que pequenos desentendimentos se transformem em ações na justiça.”
Depois do Tessele Junior, o projeto será desenvolvido nos bairros Jaime Seiti Fujii e Veneza. A data ainda não foi definida, mas a intenção é atender um bairro por mês.
De acordo com o defensor Leandro Pizarro Torrano, a Defensoria Pública tem como objetivo prestar assistência jurídica integral e gratuita as pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade social.
Por mês, a instituição realiza aproximadamente 800 atendimentos. Entre as principais demandas estão, no campo cível, as questões familiares, direito do consumidor e saúde e na área criminal, processos por tráfico de drogas e violência contra a mulher.
“O trabalho da defensoria é assegurar os direitos principalmente daqueles que não têm acesso a justiça”, ressaltou Torrano.
O Projeto Defensoria nos Bairros conta também com a parceria da Justiça Comunitária e do Câmara Cidadã. Iniciativa da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde que visa levar informação e cidadania a população.
Para o presidente do Legislativo, vereador Airton Callai (PSD), os objetivos do projeto vão ao encontro dos anseios do Câmara Cidadã. “Acreditamos que orientar as pessoas, garantir o acesso aos direitos e também fazer com que elas conheçam seus deveres são as melhores formas de promover a cidadania e de formar verdadeiros cidadãos.”
Mais Notícias