Publicado: 21/09/2021 ás 10:08:00
Autor: Josi Pegoraro/ Ascom
Fonte: Governo do Estado de MT
Foto por: Tarsila Corrêa / Ascom

No último ato de assinatura do contrato de adesão para a construção, implantação e exploração da 1° Ferrovia Estadual de Mato Grosso, realizado ontem (20) em Lucas do Rio Verde, o presidente da Câmara de Vereadores, Daltro Figur, afirmou que "a chegada da Ferrovia é uma nova fase para os mato-grossenses, em especial, aos que moram no centro do Estado como a população luverdense".

Daltro destacou que essa é uma região que sofre uma transformação maior ainda e que a construção desta Ferrovia Estadual vai impactar na projeção de Lucas do Rio Verde para o aumento de aproximadamente 200 mil habitantes num curto prazo. "Os poderes constituídos precisam se preparar para enfrentar esse "boom" porque aumentarão as escolas, saúde, segurança, além da geração de muitos empregos diretos e indiretos. O momento de andarmos lado a lado", concluiu o presidente.

Os atos de assinatura do contrato com a Rumo S/A também foram realizados em Cuiabá e em Nova Mutum. A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde e que vão se conectar à malha ferroviária nacional em direção ao Porto de Santos (SP).

Para o governador Mauro Mendes, a chegada da ferrovia em Cuiabá, até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é uma evolução na cadeia produtiva e a realização de um sonho dos mato-grossenses.

O investimento estimado para implantação da ferrovia é de R$ 11,2 bilhões. O CEO da Rumo, João Alberto Abreu, afirmou que o montante em investimentos só foi possível graças a segurança jurídica dada pela gestão estadual no decorrer do processo de autorização da ferrovia.

O início das obras será em 2022 e a previsão é de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá esteja concluído e em funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028.

Também participaram do evento os vereadores, Ideiva Foletto, Sandra Barzotto, Gilson de Souza, Noel Dias, Wlad, Mesquita, Márcio Albieri, Josias Lemes e Marcos Paulista (que está licenciado), entre outras autoridades locais e federais.

Copyright © 2021 - Camara Municipal de Lucas do Rio Verde - Todos os direitos reservados.