Legislativo aprova a criação do Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas
Legislativo aprova criação de Fundo Municipal Antidrogas
Fonte: ASCOM / Câmara
Autor: Marcello Paulino
O trabalho de combate e prevenção ao uso de drogas em Lucas do Rio Verde passa a contar a partir de agora com um aliado importante no desenvolvimento de projetos contra o uso de entorpecentes no município.
Na manhã de hoje (11), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 71/14, que cria o Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas. A organização terá como objetivo buscar recursos na iniciativa privada e junto aos governos, municipal, estadual e federal para o financiamento de projetos.
De acordo com o vereador Pedro de Góis (PPS), os recursos serão utilizados para financiar a capacitação de profissionais, a realização de campanhas de prevenção e o tratamento de dependentes químicos.
“Não temos como desenvolver projetos se não tivermos recursos. A criação do fundo é uma alternativa que se abre para que possamos buscar o apoio necessário para o desenvolvimento de ações que possam alcançar resultado.”
O Fundo será administrado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação e Conselho Municipal Antidrogas. Além de campanhas de conscientização, o vereador Gilson Baitaca (PMDB) destacou a necessidade de ampliar o debate sobre o assunto e junto com a sociedade buscar alternativas para combater o uso de drogas.
“Não vejo como resolver o problema apenas cruzando os braços e esperando que os órgãos de segurança resolvam. Porque o consumo de entorpecentes deve ser combatido pela sociedade e poder público. A repressão ao tráfico é que é de responsabilidade da polícia.”
Uma das propostas apresentadas é a realização de um fórum sobre políticas públicas de combate ao uso de drogas. Segundo Góis, a intenção é reunir toda a sociedade, discutir medidas e elaborar um plano de trabalho.
“Existem várias entidades que atuam no combate as drogas, o que nós precisamos é elaborar um projeto único, para que todos possam falar a mesma língua e trabalhar na mesma direção.”
Mais Notícias