Publicado: 18/10/2021 ás 11:21:00
Autor: Josi Pegoraro / Ascom
Foto por: Tarsila Corrêa / Ascom

Um total de cinco Projetos de Leis, duas Indicações, um Requerimento e uma Moção de Aplausos foram aprovados hoje (18), durante a realização de mais uma Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde. Todos os vereadores participaram, discutiram e aprovaram todos esse benefícios para os luverdenses.

De autoria dos vereadores Ideiva Foletto, Sandra Barzotto, Daltro Figur, Noel Dias, Gilson de Souza e Wlad Mesquita, foi aprovado em 2ª votação nominal o Projeto de Lei N. 38/2021 que dispõe sobre a instituição de um Programa Municipal que consista na distribuição de absorventes higiênicos às mulheres e adolescentes de baixa renda e em vulnerabilidade social.

Segundo a autora do projeto, vereadora Ideiva Foletto, o objetivo é levar dignidade e esperança por um futuro mais justo e igualitário, permitindo que a falta de absorventes íntimos não sejam fatores para desencorajar as jovens de frequentarem as escolas. "A pobreza social interfere até mesmo na educação dessas meninas que se sentem envergonhadas em dias de ciclo menstrual. Isso afeta a mim que sou mulher e a todos, que de certa forma, querem ajudar e não conseguem. Tenho certeza que é uma grande conquista para as mulheres e toda nossa população", frisou Ideiva.

Aprovado também o Projeto de Lei N. 34/2021 de autoria da vereadora Sandra Barzotto que denomina a via pública rua LB-06, localizada no bairro Parques das Emas a ser denominada de rua Alberto Topanotti. Foi Pioneiro em Lucas do Rio Verde e faleceu no dia 11 de abril de 2005, deixando a esposa Claudina, atualmente com 94 anos e que ainda reside na Fazenda Dois Vizinhos juntamente com seus filhos. Também deixou 11 filhos, sendo oito homens e três mulheres, 29 netos e 20 bisnetos.

O Projeto de Lei N. 40/2021 de  autoria do vereador Marcelo Dal' Berto que institui o Dia Municipal do Ciclista e da Sustentabilidade foi aprovado por todos. O uso da bicicleta tem uma perfeita relação com a manutenção de um ambiente sustentável e se faz necessário estabelecer um dia para que o município incentive esta importante prática para criação de um ambiente sustentável para a comunidade.

Em primeira votação nominal, foi aprovado o Projeto de Lei N. 119/2021 que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Fomento com a Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar (Alpatas), para a concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 120.000,00.

A associação identificou que mesmo realizando trabalhos junto ao Poder Público, o número de animais das ruas não diminuía devido a reprodução descontrolada e por falta de um programa de controle dessas populações no município. Desse modo, em parceria com a associação, esse valor vai garantir recursos para que a Alpatas custeie um Centro de Esterilização de cães e gatos.

Outro Projeto de Lei  foi o de N. 41/2021 de autoria do vereador Marcelo  Dal" Berto que institui o Dia Municipal do Artista Luverdense. Considerando a importância que os artistas têm na formação cultural da sociedade, além de proporcionar uma forma de lazer e conhecimento através da cultura. A proposta visa reconhecer o artista local que longe dos grandes centros, sofre com a escassez de recursos e reconhecimento.

Duas Indicações foram propostas, uma delas é de autoria do vereador Wlad Mesquita que solicita a implantação de um redutor de velocidade ou faixa elevada na Avenida Espírito Santo, bairro Rio Verde, em frente à Escola Municipal Érico Veríssimo.

Avenida faz cruzamento com a Rua Guaíra, local de grande incidência de acidentes de trânsitos, devido a alta velocidade dos veículos e o grande fluxo de automóveis que se dá em razão da presença da escola. Também considerando a necessidade de zelar pela integridade física do luverdense, principalmente crianças e adolescente que frequentam a unidade escolar e garantir a qualidade do trânsito.

De autoria da vereadora Sandra Barzotto, a Indicação propõe reforma e ampliação do Ciretran do município. A entidade engloba serviços relacionados a multas e atividades voltadas à educação no trânsito. Diante de todo serviço que vem sendo prestado e visando o crescimento populacional dos últimos anos, há a necessidade de adequação das salas, reformas e ampliação do espaço, para que haja melhor organização e conforto aos munícipes e demais pessoas que necessitarem dos serviços prestados por esta Unidade.

O vereador Gilson de Souza (Urso), fez uma Moção de Aplauso de N. 39/2021 aos servidores públicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer o reconhecimento pela competência, carinho e desempenho demonstrados por esses servidores. As práticas esportivas de lazer dos luverdenses são oriundos do trabalho de todos eles que já fazem parte da história do município.

Durante a Sessão também foi lido e aprovado o Requerimento N. 04/2021 de autoria dos vereadores Marcos Paulista, Márcio Albieri, Marcelo Dal Berto e Wlad Mesquita que solicita informações ao Saae, referentes ao contrato de aluguel, gastos de reforma, mobiliário, e demais informações referentes a mudança da sede.

Copyright © 2021 - Camara Municipal de Lucas do Rio Verde - Todos os direitos reservados.