Publicado: 16/11/2023 ás 08:07:00
Autor: HERBERT DE SOUZA / ASCOM

A vereadora Ideiva Foletto apresentou um projeto de lei para que as unidades de saúde do município passem a disponibilizar a ultrassonografia morfológica para as gestantes. O exame analisa o tamanho e os órgãos do bebê, possibilitando o diagnóstico precoce de possíveis malformações ainda durante o pré-natal.
A proposta contida no Projeto de Lei nº 43 de 2023 estabelece que os ultrassons sejam disponibilizados prioritariamente entre a 20ª e a 24ª semana de gestação, “por ser a melhor época para visualizar as alterações anatômicas”. A propositura determina ainda que, caso seja identificada alguma malformação ou síndrome fetal, a gestante terá direito a todo o tratamento necessário.
Na justificativa, Ideiva explicou que a ultrassonografia morfológica não é obrigatória, mas é “extremamente aconselhável, pois, caso alguma alteração ou malformação seja descoberta, a possibilidade de tratar e melhorar a qualidade de vida do bebê aumenta”. Para ela, caso o projeto seja aprovado, trará “um direito às gestantes que não têm condições financeiras para arcar com a realização do exame, mas querem acompanhar com cautela o crescimento e formação de seu bebê”.
Ideiva propôs que, se aprovado, o projeto ainda seja regulamentado pelo Poder Executivo municipal. A proposta foi lida na sessão de segunda-feira (13) e recebeu pareceres favoráveis de três comissões do Legislativo, estando apta para votação em plenário.