Seção de atalhos e links de acessibilidade

Vereadores aprovam contas do prefeito Marino Franz...

Vereadores aprovam contas do prefeito Marino Franz...

  • Publicado em 01/12/2013

Fonte: ASCOM

Autor: Danieli Marcante

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (09), a penúltima sessão do ano da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde. Na pauta de votação apenas um projeto, referente à prestação de contas da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, contas anuais de governo do exercício financeiro de 2012, gestão do Prefeito Marino José Franz e que conforme determina lei, deveria ser matéria única da sessão. O projeto foi aprovado pela totalidade dos votos.
Após a sessão ordinária, o presidente do Legislativo, vereador Airton Callai (PSD), solicitou uma sessão extraordinária para votação de dois projetos.
Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a construir uma caixa d'água e uma ponte sobre o Córrego Quatá para atender ao Assentamento do Quatá que contempla 30 famílias de agricultores com produção de hortifrutigranjeiros.
Por fim foi aprovado o projeto de lei que dispõe sobre a verba indenizatória mensal para os vereadores, pelo exercício das atividades parlamentar, no valor de R$ 5 mil e extingue as diárias, bem como, despesas com telefone celular e locomoção, dentro do estado.
O vereador Gilson Baitaca disse que esse projeto estava sendo discutido desde abril deste ano. ?Há alguns meses esse projeto esta em discussão, eu particularmente participei dessas discussões e fui mais afundo, procurei algumas Câmaras que já tem a verba indenizatória e descobri que nós somos uma das pouquíssimas Câmaras do Estado que ainda usa das diárias. Fui conhecer e ver os prós e contras, e quais os benefícios. Nós fizemos um estudo detalhado e o mais importante, isso não vai alterar o orçamento da Câmara e ainda, acredito que com isso os vereadores que viajam mais vão ter que controlar mais com aquilo que tem e os que não viajam tanto, vão poder fazer muito melhor o seu trabalho percorrendo o interior, os assentamentos e os bairros, fazendo um trabalho mais ativo?.
O vereador Carlos Girotto defende a extinção das diárias. ?Hoje um vereador que vai a Brasília, por exemplo, não consegue resolver as coisas em um dia apenas. Além disso, pra ir até Cuiabá, usa o carro, o combustível e o celular da Câmara. Então, com a verba indenizatória, vai ser cortado o carro, o combustível e o celular dos vereadores. A Câmara vai ter um carro somente para uso da assessoria de comunicação e para fazer serviços do Legislativo, sendo que o vereador será proibido de andar com esse veículo. Então, o vereador vai ter que se virar com a verba indenizatória. Eu acho que isso é uma maneira justa e que a maioria das Câmaras já implantou e vai isso diminuir as despesas do Legislativo?.
Sexta-feira (13) será realizada a última sessão do ano.