Vereadores participam de programa do TCE-MT em Lucas do Rio Verde
Cerca de 65 legisladores da região acompanharam as palestras do Programa Democracia Ativa
Fonte: Ascom Câmara de Vereadores
Autor: Carolina Matter
Autor da Foto: Tarsila Borges
Entre os temas apresentados estavam detalhes de orçamento e planejamento, gestão das Câmaras, transparência da gestão pública e publicidade aos atos, direitos e deveres dos vereadores e previsão de recursos para ações que visem a proteção dos direitos da criança e do adolescente.
De acordo com o coordenador do programa, conselheiro substituto, Ronaldo Ribeiro, o objetivo do evento itinerante é garantir uma maior participação dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais. “As Câmaras e o Tribunal de Contas são parceiros e têm a mesma função que é o controle externo, então temos que trabalhar unidos. A presença do TCE nos municípios é para falar, mas é para ouvir também, para trocar experiências e conhecer o entendimento dos vereadores”, comentou.
Paulo Nunes, que já foi prefeito e vereador em Lucas do Rio Verde e hoje ocupa o cargo de chefe de gabinete da presidência do TCE-MT, lembrou que “até pouco tempo atrás, o Tribunal de Contas era visto como o bicho-papão, que queria ferrar todo mundo, mas essa imagem já mudou e todos têm encarado o TCE como parceiro na orientação e fiscalização”.
O presidente da Câmara de Lucas do Rio Verde, vereador Dirceu Cosma, destacou a importância de um evento como este na região para que os legisladores possam ser orientados e garantir uma gestão de qualidade. “Nós estamos vivendo um momento de crise e, sendo assim, precisamos estar ainda mais atentos aos gastos e à gestão do dinheiro público”, enfatizou.
No encerramento do programa Democracia Ativa, o presidente do Tribunal de Constas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, explicou que a atuação do órgão precisa estar além das contas para que as políticas públicas sejam executadas. “É muito importante que o vereador discuta com inteireza a questão do orçamento de seu município, porque é ele que vai definir como serão gastos os recursos, é chamar a população para as audiências públicas para debater essas questões orçamentárias, isso é uma coisa relevante e que vai melhorar muito a qualidade da atuação do vereador”, finalizou.
Mais Notícias